quarta-feira, 7 de abril de 2010

Amor versus Lágrimas

Eu encontro um amigo e ele parece tão abatido, ao mesmo tempo não sei bem como conversar com ele. A distância e a frieza me deixam preocupada... Como me aproximar? Como cumprimentar? E como dizer que ele parece abatido? Comecemos com cautela... Um aproximação não tão sutil, de frente... Ele me vendo e decidindo não falar comigo, bastava passar ao meu lado com um breve olhar e um olá quase inaudível. O olhar aconteceu, o 'olá' não foi como eu esperava, ele não existiu. Um discurso foi iniciado....
"Muitos choram sem motivo, outros choram com motivos para isso, entretanto há quem não chore mesmo tendo vários motivos. Eu particularmente acredito que sem as lágrimas derramadas, o coração parece congelar, aliás todo o corpo parece congelar. Então decide-se que chorar é necessário e faz bem, mas depois de um tempo, ou muito tempo, percebe-se que o amor é a causa das lágrimas... Outra decisão é evitar amar, porque amar causa dor, então as lágrimas retornam porque não há quem te ame e te queira pelo que você é. Daí as minhas dúvidas: amar e ter lágrimas como consequência por amar demais e não ter retorno, ou não amar e ter lágrimas por não ter quem te ame, ou não ter lágrimas e assim ser congelado de dentro para fora e consequentemente afastar o amor. Talvez a última opção. Ou Carlos Drummond de Andrade:

Balada do amor através das idades

Eu te gosto, você me gosta
Desde tempos imemoriais.
Eu era grego, você troiana,
Troiana mas não Helena
Saí do cavalo de pau
Para matar seu irmão.
Matei, brigamos, morremos.
(...)
Hoje sou moço moderno,
Remo, pulo, danço, boxo,
Tenho dinheiro no banco.
Você é uma loura notável.
Boxa, dança, pula, rema.
Seu pai é que não faz gosto.
Mas depois de mil peripécias,
Eu, herói de Paramount,
Te abraço, beijo e casamos.

Será que eu aguento tudo isso?"

5 comentários:

Vinícius disse...

As lágrimas e o amor são naturais, são coisas sem as quais não somos plenos. Acho que o melhor é você amar, sem expectativa de reciprocidade, aliás, sem expectativa de nada. Só aprender a amar sem pedir nada em troca. Mas de qualquer forma, não se decide assim, não vou esperar mais nada e pronto, rs. Abraçoos.

Anônimo disse...

nossa....mto bom!!!!....parabens!

Léo disse...

Gostei muito, demais mesmoo! Puxa vida... consegue traduzir um turbilhão de sentimentos controversos em palavras... o q é surpreendente! adorei...
visite meu blog, se quiser... estou iniciando agora, e vai ser legal estabelecer contato e comentários! rs
abraçao
http://leioleo.zip.net

Rosane disse...

Aff... Vc me deixou tonta, considerando que a gente vai empurrando a possibilidade de amar de novo evitando as lágrimas. Isso dá tanto trabalho... Mas a gente aguenta. Aguenta, sim!

miguel disse...

Gostei muito desta matéria, muitas verdades, infelizmente algumas vezes temos receios de amar por causa das lágrimas, mas é a vida, não é mesmo? A poesia do Drummond sem comentários. Apareça lá no blog, te aguardo...bj...miguel.